Berlim
O marco mais importante da cidade, o Portão de Brandenburgo (Brandenburger Tor), foi, durante décadas, o símbolo da separação entre a Alemanha Ocidental e Oriental.
O país foi reunificado em 3 de outubro de 1990 e, em 20 de junho de 1991, o Parlamento alemão decidiu transferir a sede do governo e do Parlamento de Bonn para Berlim, que voltou a ser o centro político da Alemanha.
Uma cidade em constante mudança, que não esquece seu passado. Diversos memoriais são testemunho disto e relembram a história do país, da Primeira Grande Guerra à queda do muro.
Berlim é conhecida por sua Ilha dos museus, conjunto arquitetônico que faz parte dos patrimônios da Unesco. A cidade tem cerca de 180 museus e 440 galerias.
Apesar de toda a modernidade, a história da Guerra e do tempo do muro estão presentes por toda a cidade.
Uma linha de pedras, tipo um paralelepípedo num tom avermelhado, que se espalha pela cidade, relembra a presença do muro. Símbolo da Guerra Fria, na noite do dia 13 de agosto de 1961, teve início a separação do país. Com o tempo, os arames farpados usados inicialmente deram lugar ao muro. Muitos tentaram escapar, alguns conseguiram, outros morreram tentando. Mesmo soldados o fizeram.
O muro caiu em 9 de novembro de 1989, vinte e cinco anos após ter sido erguido, reunificando o país, reunindo familiares e amigos.